Curta nossa Page!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

5 dicas para você destruir na prova do ENEM!

Fonte da imagem: Pixabay

   Uma prova como o ENEM, (Exame Nacional do Ensino Médio) exige muitas horas e horas de estudo do aluno, muitas vezes, até meses. Mas será que todas essas horas de estudo e dedicação ainda assim são suficientes?  Não, não são.

      
    O ENEM é uma prova muito disputada, milhares e milhares de jovens e adultos na briga por vagas em universidades públicas e o término do ensino médio. Serão 10 horas de prova (dividas entre o sábado e o domingo), então, um excelente preparo físico e emocional pode fazer toda a diferença durante o exame e destacar você dos demais. Sem mais delongas, vamos ás 5 dicas que separamos para você destruir na prova do ENEM e ter uma boa nota! 

1 - Se alimente bem e de forma saudável dois dias antes do exame.

   É essencial a boa alimentação para preservar seu bem estar durante a prova. Comece por um café da manhã saudável e rico em frutas, faça suas refeições no horário correto e não passe mais de 3 horas sem se alimentar. É importante evitar o chocolate, pois  como é um alimento rico em gordura, lhe trará uma sensação de '' moleza ''. O que não fará bem para o seu corpo. Prefira pães e massas, ricas em carboidratos, o que te deixa mais disposto.


  2 -  No dia que antecede a prova, se divirta!
  
   Sim, isso mesmo! Ficar em casa estudando só vai aumentar a sua ansiedade, o que pode prejudicar o seu bem estar e até mesmo a sua noite de sono. Procure passear em lugares tranquilos, como um passeio no parque durante o final da tarde, um cinema a noite ou quem sabe um show de Stand-Up? Rir potencializa muito seu bem estar e lhe faz sentir bem. Mas não exagere, é importante você estar cedo em casa para dormir e acordar bem disposto no sábado.

3Não se cobre além do seu limite.

   Estudar é essencial, mas como já diz aquela velha máxima '' Tudo que é demais faz mal '',  por que nos estudos seria diferente? Há pessoas que se dedicam oito horas por dia somente aos estudos, é claro que com algumas pausas. O recomendado é de 4 a 8 horas, variando muito de pessoa para pessoa. Alguns conseguem estudar as 8 horas tranquilamente e absorver todo o conteúdo estudado, outros antes de 4 horas já se desfocam facilmente e não absorvem tanto. Identifique quantas horas você consegue se manter focado e respeite o seu limite. Isso potencializará seus resultados durante a prova e diminuirá a fadiga.
  
4Medite.

   Meditar, além de fazer bem para a sua mente, também traz benefícios ao seu corpo, afinal, corpo e mente se interligam e sua mente estando sadia seu corpo também se beneficiará dos resultados. A meditação também aumenta sua concentração, o que é um ótimo ponto chave para quem faz a prova do ENEM: Concentração!


5 - Durante a prova, não se esqueça de se hidratar e comer.  

     Como serão mais de 4 horas de prova nos dois dias, é importante manter-se hidratado e bem alimentado. Alimentos como frutas e sucos são bem-vindos. Para quem não quer levar frutas, a opção que fica são as barras de cereais. Biscoitos salgados também podem ajudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário