Curta nossa Page!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Entenda como e por quê o Facebook afeta a sua produtividade

  
Sem sombra de dúvidas, um dos maiores meios de entretenimento usados no mundo da internet são as redes sociais. São milhões de usuários em todo o mundo e milhões de acessos. Segundo dados de uma empresa de monitoramento de tráfego na internet chamada comScore,  o Facebook recebe uma média de  714 milhões de acessos mensais. Consequentemente, tudo que é demais acaba nos fazendo mal, não é mesmo?
   
É cada vez mais normal o uso das redes sociais no trabalho. Atualmente, o acesso já não é mais proibido como nos tempos de Orkut, rede social na qual era usada apenas para o entretenimento, diferente do Facebook, que além de entretenimento agrega pages de grandes empresas e que são usadas para divulgar seus produtos e promoções. Com isso, as empresas abraçaram o Facebook, tudo em nome do Marketing Digital e hoje já usam o Facebook como ferramenta de trabalho. O problema dessa inclusão do Facebook no trabalho, não é ruim, pois facilita a divulgação do nome das empresas e deixa os seus clientes mais atualizados. O problema real, se encontra nos usuários despreparados, que muitas vezes não conseguem separar o trabalho do lazer quando se trata de redes sociais. Em um navegador, o Facebook da empresa aberto, e em outro navegador, o Facebook pessoal do trabalhador aberto. Típico. Quem nunca fez isso ou até mesmo já flagrou?
  
O Facebook de fato foi criado para viciar seus usuários. Todas as redes sociais na verdade, porém, a com mais eficácia e que obteve mais êxito nesta tentativa foi a rede social criada por Mark Zuckerberg. No entanto, assim como a rede social, através de seus usuários movimenta mais a rede e gera mais receita, ela pode prejudicar os seus usuários. Principalmente aqueles que tem uma tendência mais forte á curiosidade, e de, cá entre nós, saber o que se passa na vida dos outros. 
   
Como você passa mais tempo no Facebook do que trabalhando, a sua produtividade cai drásticamente. Se você se identificou com este texto até aqui, meu conselho para você é: Resista a esta tentação! Não abra o seu Facebook no ambiente de trabalho de forma alguma, não faça isso. Você pode até pensar: '' Ahh, só uma olhadinha básica de 2 minutos '', mas não, poucos de fato ficam apenas estes dois minutos. O feed de notícias é atualizado rapidamente e a sua mente é bombardeada de fotos que captam a sua atenção e fatos de amigos próximos. Neste território, a sua curiosidade lhe passa a perna, ao invés de lhe ajudar.
   
Há empresas que já estão fazendo testes para descobrir o rendimento de cada funcionário. Este teste é feito através de uma média estabelecida pelos presidentes da empresa, que denota o rendimento aceitável de cada empregado. Se você bater a média, é por que você está dentro do padrão da empresa (e realmente não é difícil alcançar esta média, já que a produtividade exigida é básica e não desgastante). Já se você não bater a média, é por que não houve o empenho que deveria haver, ou houve fatores externos que implicaram na sua produtividade. Agora eu lhe faço uma pergunta, qual você acha o maior fator externo que atrapalha na produtividade dos empregados hoje em dia? Se você pensou '' Facebook '', você acertou!
  
De qualquer forma, se você já chegou até aqui, já ficou super claro de que o Facebook pode  fazer da sua vida profissional um caos e da sua produtividade uma seca. Mas eu não me sentiria nenhum pouco bem em falar de problemas sem soluções. Ou seja, logo abaixo, escreverei algumas dicas para você melhorar o seu uso com o Facebook. Vamos lá!

1 - Defina limites:  A questão X do uso responsável do Facebook, não é o não uso. Mas sim o uso limitado e fora do expediente.  Se você está sempre livre após o trabalho, sinta-se a vontade para usar o Facebook, caso tenha outros compromissos importantes fora do expediente, separe diariamente alguns minutos para jogar fora na rede social. Minha sugestão é de 30 minutos diários, já está mais do que bom. Aquela olhadinha rápida no horário de almoço pelo smartphone também é válida e eficaz, sendo que como seu horário de almoço é limitado, a sua '' olhada rápida '' também será limitada.

2 - Guarde a sua vontade de atualizar suas  fotos e jogar conversa fora no chat nos momentos de espera: Uma ida ao dentista, a espera por um ônibus ou a espera por um vôo. Sempre são momentos de muito tédio, afinal, ninguém gosta de esperar. Estes momentos são ótimas oportunidades para dar aquela geral no seu Facebook. Conhecer pessoas novas no chat, adicionar fotos novas ou quem sabe apagar contatos inativos. Essa é a hora!

3 - Cancele emails de notificações: Há empregados que usam seu email pessoal como email de trabalho também. Consequentemente, cada novidade dada na rede social, é avisada no seu email. E isso é uma outra forma de lhe distrair e lhe tirar o foco da produtividade. Afinal, qualquer um ficaria curioso ao ler um email avisando que você acabou de receber uma mensagem.

4 - Use o Buffer!: Buffer é um programa que faz postagens para você em qualquer rede social em horários pré-programados. Até mesmo quando você está dormindo! O programa é um pouco complexo mas há diversos tutoriais pela internet, porém, vale a pena. Você pode definir horários e até mesmo os dias que quer que tal coisa seja postada.

5 -  Rede social não requer “real time answer”: Não sinta-se obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa te enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de falar com você. Se você cria esse péssimo hábito de responder assim que chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito tempo desnecessariamente.

4 comentários:

  1. Excelente matéria!!! Super concordo, temos que cordenar nosso tempo para não exagerarmos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário, Eudes Bispo. Abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado, minha amiga querida, Brenda Guimarães. Abraço!

      Excluir