Curta nossa Page!

domingo, 19 de outubro de 2014

O que é falta de autoconfiança



    As crenças podem transformar vidas. Seja beneficamente ou de forma ruim. Uma pessoa sem confiança, é uma pessoa sem crenças positivas sobre ela mesma.

  É essencial para qualquer pessoa que tenha como objetivos ser bem sucedido na vida, acreditar nela mesma. E quando eu falo '' ser bem sucedido na vida '', digo não só materialmente como espiritualmente também. Confiança é a base de tudo. Quantas ideias você já teve e se conteve? Quantas oportunidades você já perdeu por simples medo de arriscar? É, se você se identificou com tudo isso, está na hora de aumentar sua confiança em si mesmo. Mas como aumentar nossa auto-confiança? Confiança não é algo que se compra é algo que se conquista! Porém, fique tranquilo, para tudo há um remédio.
 
Cada crença é baseada na sua experiência de vida, ou seja, tudo aquilo que você já vivenciou, seja bom ou ruim, reflete diariamente nas suas decisões e auto-confiança. As pessoas bem sucedidas, não tiveram sorte na vida, isso não existe e você precisa crer que não necessita da sorte para ser bem sucedido. Este é o primeiro passo.
 
   Todas as pessoas bem sucedidas correram atrás dos seus sonhos, acreditaram que era possível e foram atrás. Quantas pessoas duvidaram delas, e mesmo assim, elas ignoraram e continuaram. Quando você confia em você, as opiniões alheias são meros detalhes.
 
   Você dá ouvidos a tudo que lhe falam? Eis um grande erro. Você não precisa crer em tudo que lhe falam, muito menos fazer tudo que lhe pedem. Não tenha medo de mudar, somente seja você mesmo, e não o que os outros querem que você seja. A partir do momento que você usa os outros como bússola, você se torna dependente e sua auto-confiança se esvai. Siga sua intuição, acredite em você e nas suas escolhas, e se der errado, paciência, faz parte. Errar é típico do ser humano, somos eternos aprendizes, quem nunca errou?
 
   Em diversas pesquisas e estudos, tenho percebido que a auto-confiança, também é algo que vem de berço. Desde que somos crianças ela já está sendo construída, mesmo que você não necessite dela durante a infância. Vou explicar. Nossos pais, influenciam diretamente em nossas vidas, principalmente quando somos pequenos. Quem nunca desenhou quando era pequeno? Fase em que a nossa criatividade era muito maior que agora. Vivíamos no nosso próprio mundo. Não é raro ver crianças fazendo desenhos e mostrando aos seus pais, felizes e sorridentes, por mais que os desenhos estejam horríveis! E os pais, muitas vezes ao invés de incentivaram a criatividade da criança e elogiarem o desenho, criticam e encontram diversos erros. Outras vezes até nem prestam atenção na criança que pede por validação dos pais. Isso frustra e é exatamente isso um dos motivos que fazem alguém crescer sem auto-confiança. Uma criança que arrisca algo novo, tenta o diferente, e o pai critica, essa criança levará para vida toda a mensagem passada pelos seus pais e toda vez que pensar em inovar, irá lembrar disso e sua consciência o sabotará. Se você é pai, guarde isso com você. Nunca impeça seu filho de algo que não prejudicará alguém ou ele mesmo. Crianças são bagunceiras mesmo, estão sempre inventando moda, e é importante que você coloque limites é claro, mas sem limitar a sua criatividade e sua tomada de atitudes. É importante que a criança tenha liberdade para tomar decisões desde pequena, se as decisões forem erradas, corrija-a. O importante nesta fase, é construir uma personalidade, e não se tornar capacho dos outros ou dos pais.

  Alguns outros fatores que influenciam alguém a não ter confiança em si mesmo, são fatos que ocorreram durante a adolescência ou até mesmo na fase adulta. Um homem que tentou abrir seu próprio negócio e falhou, pode criar a mensagem mental de que ele nunca será próspero e que é um fracasso em tudo. Consequentemente, sua auto-confiança diminuirá, enquanto a atitude certa seria procurar os erros cometidos para seu negócio ter falhado, e assim tentar novamente, não ficar se lamentando. mas, apesar dos fatos, não foram eles em si que tornaram a pessoa sem confiança, mas sim ela mesma com suas crenças sabotadoras. Comece a se questionar sobre o que você pensa e o que se passa na sua mente. Anote cada pensamento negativo em uma folha, tente descobrir o por que daquele pensamento. Você irá perceber que vasculhando a sua memória, você se deparará com diversas situações parecidas com tal pensamento, o que nada mais é do que uma demonstração explícita de que o problema da sua falta de auto-confiança está na sua mente, em você mesmo. Encontrar os erros, é o primeiro passo para a mudança. A partir do momento que você assimilar os acontecimentos, perceberá que a falta de confiança para tal coisa, vem de um evento passado que aconteceu da forma errada, e que agora se demonstra como forma negativa para lhe proteger do mesmo erro novamente. Digerindo todas estas informações, o próximo passo é passar pela mesma situação novamente para resignar este pensamento. Farei um artigo exclusivo sobre resignação.

Agora que você já sabe que as suas crenças influenciam diretamente na sua vida e na sua confiança, e sabe que para combater isso você precisa identificar as situações que lhe levaram a falta de auto-confiança, basta seguir estes passos e perceber a melhora. Em um outro artigo eu estarei dando algumas dicas úteis para você aumentar mais ainda a sua auto-confiança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário