Curta nossa Page!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Transforme suas crenças

Qual  sentimento você cria quando algo dá errado? Sim, cria, por que na verdade você não sente sentimentos. Você cria sentimentos. Não entendeu? Calma, eu vou te explicar.

Imagine-se caminhando por um deserto e, logo a frente você encontra alguém com uma jarra d'água. O dia é quente e você está sentindo muita sede. Acredito que você não pensaria duas vezes em pedir um copo d'água, certo?

Ao pedir um copo d'água ao desconhecido, ele te oferece o copo d'água preenchido até a  metade. Logo, o que você pensaria desta situação?  "Eu estou com sede e esse cara me dá esse copo de água quase sem nada? ". Muitos pensariam assim, eu mesmo, pensaria assim a algum um tempo atrás.

Reclamamos ao invés de sermos gratos por um copo d'água quase cheio!

Agora eu pergunto a você, este sentimento de insatisfação foi "sentido", ou criado? A situação pendia para dois significados, um copo d'água quase vazio e outro quase cheio, você teve as suas escolhas. Escolhas feitas. Sentimento criado.

Se os nossos sentimentos são criados e alimentados por nós mesmos, nós podemos mudá-los, concorda?

A maioria das pessoas que estão lendo este texto concordarão. Mas a grande questão é: COMO MUDAR estes sentimentos e crenças?

Bom, abaixo vou listar algumas das técnicas que eu uso e me ajudam muito. Se funcionam comigo, funcionaram perfeitamente com qualquer pessoa também. Basta aplicá-las!

Mude de estado:

1º passo: Pergunte a si mesmo: " Como eu me sinto?" Ou seja, identifique o sentimento. Este é o primeiro passo.

2º passo: Pergunte a si mesmo: "Como eu quero me sentir?" O 2º passo é identificar o sentimento que você deseja criar.

3º passo: Em seguida, novamente pergunte a si mesmo: " Como faço para criar este sentimento? " Comece a pensar em formas e imaginá-las. Vivencie este sentimento dentro da sua mente. Se você necessitar de algo material para criar tal sentimento, materialize este objetivo em sua mente e vivencie-o.

4º passo: Pergunte a si mesmo: " Como estou me sentindo agora? " Se a resposta for negativa, repita o processo dos passos 2, 3 e 4 até se sentir positivo.

Talvez nas primeiras vezes não seja algo tão simples, afinal, ter o domínio completo da nossa mente não é algo muito fácil, mas com a prática qualquer um fica craque!


Reconheça a verdade:

Está é uma outra técnica que é aplicada em 5 simples passos.

Passo 1: Pergunte a si mesmo " Como eu me sinto? ", novamente, identifique o sentimento negativo que você criou.

Passo 2: Pergunte a si mesmo: " Como eu quero me sentir no futuro?" Reconheça que você não sabe, ou seja, se você não sabe, consideremos que amanhã há excelentes possibilidades de você se sentir ótimo. Ou até mesmo em uma hora ou poucos minutos. Só depende de você.

Passo 3: O reconhecimento do fato de que tudo pode ficar  bem logo irá fornecer um certo alívio na sua mente. Uma sensação agradável.

Passo 4: Intensifique esta sensação agradável agregando pensamentos positivos e fixando boas imagens em sua mente.

Passo 5: Após estes 4 passos, ao sentir que chegou ao ápice da sensação agradável criada por você, diga a si mesmo: " Eu estou me sentindo melhor" e adicione em seguida " Agora que eu estou me sentindo melhor, eu estou pronto para voltar as minhas tarefas".  Esta técnica acima é recomendada para pessoas que ficam impossibilitadas de viver suas vidas normalmente em decorrência de alguma crença negativa criada por ela ou fatos negativos que geram sentimentos negativos.

O hábito da gratidão:

A próxima vez que você sentir vontade de reclamar de algo, anote a sua reclamação e, em seguida transforme-a em gratidão. Em algo positivo. Parece difícil? Sim, mas não é, desde que você se comprometa a tornar isso um hábito. Supomos que você foi ao centro pagar suas contas. Enquanto sai de casa já reclama mentalmente que pagar contas é muito ruim e que só ganha para pagar contas. Bom, você está criando este sentimento. Está afirmando isso para sua mente. Em vez disso, poderia ser grato por ter um emprego que lhe dá o seu sustento e lhe possibilita pagar suas contas.

Mas... ao chegar no centro, não há nenhuma vaga perto do local onde você gostaria de deixar o carro. E aí, o que você faz? Reclama por não haver vaga ou agradece por ter um carro enquanto muitas pessoas gostariam de ter um mas ainda não teem?

A ideia aqui é tornar a gratidão um hábito, focando assim sempre no positivo, por mais negativo que algum fato possa ser. Fazendo assim, você extrairá somente as coisas boas de tal fato, não absorvendo assim sentimentos negativos para você. Faça da gratidão um vício!


Tenho a plena certeza de que com estas técnicas você pode ir muito além, inclusive quebrar o hábito dos pensamentos negativos! Se eu consegui, você também pode!



2 comentários:

  1. Pensar positivo sempre e afastar-se de pessoas que pensam negativo, experiência própria.

    ResponderExcluir
  2. Escrevi um artigo sobre isso em minha newsletter semanal que é algo como: "Viva por excluir aquilo que não faz te sentir bem" - e isso inclui pessoas, fatos e situações. É claro que raramente se excluirá tudo que não te agrada, pois a diversidade de experiências é que torna o mundo interessante. No entanto, pensar e sentir positivamente é uma grande vitória sobre si mesmo.

    Grande abraço,
    Chefferson Amaro

    ResponderExcluir